Reduzir, Reutilizar e Reciclar

PORQUE É IMPORTANTE ME PREOCUPAR COM O LIXO QUE EU GERO?
Gerando lixo desse jeito, quase um quilo por dia, com a velocidade que o mundo cresce, em pouco tempo não teremos mais onde coloca-lo. Temos que olhar o lugar onde vivemos como Meio Ambiente e cuidar melhor dele. Uma cidade de 500 mil habitantes gera 400 mil quilos de lixo por dia = 400 toneladas! Em um ano são 140 mil toneladas! Somente uma pessoa, se viver 70 anos, vai geral mais de 20 toneladas de lixo. Muitos dos materiais que vão para o lixo podem ser reaproveitados ou reciclados. Outros, como pilhas e baterias, precisam de cuidados especiais. E mesmo o chamado lixo orgânico, resto do preparo de comida, por exemplo, pode ter um destino útil.

E PARA ONDE VAI O LIXO QUE EU GERO?
A chamada “coleta seletiva” ameniza o problema, mas se não houver uma mudança de atitude efetiva e a redução da produção de lixo, pouco adiantará. Mandar tudo para um “lixão” é uma atitude irresponsável das autoridades públicas. O destino incorreto do lixo pode trazer conseqüências imediatas para a saúde pública pública, como a proliferação de doenças. E ainda comprometer de forma irreversível as condições e qualidade de vida de um lugar. A contaminação dos lençóis subterrâneos de água pelos aterros irregulares é um dos problemas mais visíveis, mas existem muitas outras questões a serem analisadas. Veja quanto tempo leva alguns dos ingredientes do lixo para se decompor no solo:
Papel: 3 meses.
Pano: de 6 meses a um ano.
Fralda descartável: 600 anos.
Restos de comida (orgânicos): 6 a 12 meses.
Madeira: 6 meses.
Madeira Pintada: 13 anos.
Lata de aço: 10 anos.
Lata de alumínio: 200 a 500 anos.
Plástico: 450 anos.
Nylon: 30 anos.
Vidro: NÃO SE DECOMPÕE.
Pneu: Indeterminado (inclusive os fabricantes, por força de uma nova lei do CONAMA, já estão sendo obrigados a recolher 1 a cada 4 que produzem).